Dicas para criar um bom cartão de visita e ter vantagem com isso
O cartão de visita é o meio mais útil para efetivar o contato profissional em visitas a clientes ou fornecedores, ou em idas a reuniões, eventos e feiras de negócios. Mesmo que estejamos em tempos on-line, sempre ocorrerá um momento em que os cartões contendo suas informações serão necessários num primeiro contato.
Uma quantidade razoável de bons cartões de visita impressa em uma gráfica tem um custo surpreendentemente baixo ao pensar na vantagem que estes cartões podem oferecer em qualquer situação social ou de negócios. A vantagem se torna maior quando o cartão tem boa qualidade e passa credibilidade.
Fáceis de carregar, os cartões devem ser levados para onde você for e não devem ser economizados, entregando-os livremente no início de alguma conversação. Uma boa forma de evitar que o cartão seja descartado é anotar no verso do cartão algo relevante da conversa. Agora, listamos algumas dicas essenciais para criar o seu modelo de cartão de visita.
– Imprima em uma gráfica. Os cartões não devem ser impressos em casa, salvo exceção quando se trata de um profissional da área. Formulários para impressão de cartões de visita à venda em papelarias servem para muitas coisas, menos para basear a primeira impressão profissional que irá causar.
– Consulte um profissional. Um designer profissional percebe detalhes que os leigos nem imaginam. Além disso, impedem você de praticar pecados capitais, como usar várias fontes e cores de texto diferentes, pouco contraste ou imagens que chamem mais atenção que seu nome.
– Use formatos padronizados. Há uma norma para especificar as dimensões dos cartões de visita. É a ISO 7810, que define três formatos básicos. O ID-1 é o mais utilizado. Pasta, fichário e scanner levam em conta estes formatos. Seu cartão de visita não pode fugir disso.
– Inclua todas suas informações. Para começo de conversa, nome completo ou a forma com que você é conhecido no mercado devem estar inclusos. Seu cartão também deve trazer o nome da sua empresa, seu cargo, o endereço físico, telefone corporativo e celular, e-mail e site.
Um logotipo “de verdade” (não imagem de clip art), frase ou slogan descrevendo sua atividade são boas informações complementares. Importante: coloque estas informações, preferencialmente, na mesma face do cartão. Isto impede que alguma informação, quando arquivado, perca efetividade.
– Quando imprimir pequenas quantidades? Se for palestrar em um evento importante, a impressão de uma série limitada de cartões de visita para a ocasião é um fator diferencial. Ao usar o mesmo tema visual e colocar o tópico principal da sua apresentação, ninguém se esquecerá da sua apresentação.
– Revise mais de uma vez. Além de você, entregue para mais alguém revisar. Confira cada número, vírgula e acento. E se alguma informação se alterar, novos cartões devem ser impressos imediatamente. Não corrija com caneta o número do celular que mudou, por exemplo.
– Menos é mais. Não use fontes de variadas formas, imagens intrincadas e inúmeras cores. Também não inclua calendário nem tabela da Copa do Mundo no verso do cartão. Há horas em que o melhor é a simplicidade. O ideal é deixar espaço sobrando para que possam fazer anotações no seu cartão.
– Destaque para o nome. O único elemento do cartão de visita que pode ser mais visível do que o seu nome é o logotipo da empresa.
– Cuide bem de seus cartões. Leve-os em um estojo rígido. É fácil encontrar porta-cartão de visita em qualquer papelaria.
Fonte: Centhury
Alumas idéias de cartões de visita que acontece no mundo.
*fotos meramente ilustrativas,extraídas de diversas fontes na internet.
Alumas idéias de cartões de visita que acontece no mundo.
*fotos meramente ilustrativas,extraídas de diversas fontes na internet.